INICIAMOS, ESTE BLOG COM O OBJETIVO DE COMPARTILHAR ÁQUELAS COISAS QUE TOCAM O NOSSO CORAÇÃO COMO IGREJA E QUE PODEM SER BENÇÃO PARA SUA VIDA TAMBÉM.

terça-feira, 2 de março de 2010

O DESAFIO DO AMOR


Marcos 12

29 Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor.

30 Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’ .

31 O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”.

1 Co 14:1a - Sigam o caminho do amor ....




INTRODUÇÃO

· Amor uma palavra distorcida e destruída. Confundida como sexo, neurose, psicopatia, emoção, paixão, egoísmo, obsessão. Namorados com 2 dias de namoro,dizem que se amam. As pessoas amam o dinheiro, os bens, a denominação (como posse, não como lugar de serviço)

· Ainda assim, o amor (ágape) é o maior alvo de nosso vida, o caminho melhor do que o caminho dos dons, ou do martírio ou de outro caminho qualquer.




O QUE É AMOR (I Coríntios 13)

1. Amor é uma ação.

Não é algo que você sente ou diz. Amor é algo que você faz.Estas são coisas que você faz. O amor não é simplismente o que você fala, apenas palavras, atividade dos lábios. amor age. Não são palavras apenas. amor é ação.


É uma demonstração, não uma inclinação.



2. Amor é uma escolha.

Você escolhe amar. Você escolhe não amar. Há mito que diz que o amor é incontrolável.Não é verdade que você não possa controlar seu amor. Claro que você pode.É sua escolha. Você escolhe amar. Você escolhe não amar.

.

Amor não é um sentimento. Se amor fosse um sentimento você não poderia forçá-lo, direcioná-lo. Amor é quando você faz uma ação amorosa mesmo quando você não está sentindo desejo de fazê-la. Amor é ser paciente com seu marido ou esposa quando eles estão agindo aos trancos ou sendo irritantes. Amor é dar a pessoa o que ela precisa e não o que merece.



A permanência do amor

Paulo diz que você precisa colocar o amor em primeiro lugar em sua vida porque é a única coisa que vai durar para sempre. É o único princípio de vida que você vai levar desta vida e continuará pela eternidade.

O PECADO DE ABANDONAR O AMOR

Apocalipse 2 - 4 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.

No trecho em que está este verso vemos Jesus dizendo sobre as lutas daquela igreja, que eram muitas e insistentes em relação a falsos mestres, e à perseguição. Cristo reconhece a qualidade do seu serviço prestado a Ele, Ele elogia, valoriza. Mas tantas lutas tiveram um custo. O amor foi esfriando. Foram ficando mais indiferentes, perderam a misericórdia.

Depois de algum tempo, porém, começou a minguar o zelo dos crentes, bem assim seu amor a Deus e de uns para com os outros. A frieza invadiu a igreja. Alguns esqueceram a maneira maravilhosa em que haviam recebido a verdade.


Mesmo valorizando tantas qualidades daquela igreja, a acusação é dura, porque perderam a raiz, a razão de ser. Sem amor viraram instituição. Tinha até motivos, mas perderam a motivação maior de ser cristão.

Talvez você tenha muitas razões: Pastores que te decepcionaram igrejas e lideres que machucaram você. E você foi esfriando, ficando sem emoções na vivência da sua fé, perdendo até mesmo a misericórdia. Mas para o Mestre que deu a sua vida por nós naquela cruz, estes motivos são pequenos, não se pode desculpar o abandono do primeiro amor.


ARREPENDE-TE E VOLTA À PRÁTICA DAS PRIMEIRAS OBRAS


Jesus exerce a sua autoridade e pede que você refaça este caminho. Ele quer você se liberte de toda a prática pecaminosa. Nenhuma concessão ou compromisso devem ser feitos em relação a maus hábitos ou práticas pecaminosas. E é pecado esfriar, deixar o primeiro amor.


É pecado olhar para o pastor/líder e para a igreja e decepcionar-se, deixar-se esfriar ou até mesmo abandonar o primeiro amor, porque não foi o pastor e nem a liderança da igreja que morreu por você na cruz. É importante lembrar que a igreja não é lugar de gente perfeita, mas redimida, e eu e você somos profundamente pecadores carentes da graça de Deus.



A ORDEM DE AMAR


AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS

a) Acima da própria vida

b) Acima dos próprios interesses

c) Acima do conveniente



AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

· Andar a Segunda Milha – Mateus 5. 41

· Não é exclusivista - Mateus 5.45

· Amar aos que me odeiam - Mateus 5. 44



AMAR A SI MESMO

Não é auto estima, é aprender a se ver como Deus nos vê, Se eu me basear no que os outros pensam de mim, isto é injusto, eles não me conhecem profundamente, se eu me basear no que eu penso de mim, isto é falso, distorcido, tenho que me basear no que Deus pensa de mim.



CONCLUSÃO

} João 17. 21,22 - para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um:

} Quantas pessoas sabem que você é cristão por causa do seu jeito de amar?



Sermão: 28/02/2010






Image and video hosting by TinyPic






Nenhum comentário: