INICIAMOS, ESTE BLOG COM O OBJETIVO DE COMPARTILHAR ÁQUELAS COISAS QUE TOCAM O NOSSO CORAÇÃO COMO IGREJA E QUE PODEM SER BENÇÃO PARA SUA VIDA TAMBÉM.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CRENTES MIMADOS E CRENTES RESILIENTES

Image and video hosting by TinyPic



HEBREUS 11.32-40



INTRODUÇÃO:


Existe uma grande diferença entre filhinhos de papai e heróis, os primeiros não são significativos pra história do Reino dos Céus, os segundos dividem a história com a sua vida, se criam mitos ao redor deles.


Crentes Mimados


Determine, declare, palavras mágicas de poder, fé inabalável, um Deus que tem de servir aos interesses de seus súditos (?)

Pastores que não querem mais ser chamados assim, reivindicam títulos carregados de sagrado e poder, apóstolo, pai espiritual, príncipe, patriarca.... papa?, a quarta pessoa da trindade?

Estamos mal acostumados, a um toque de um dedo, falamos com o mundo, mandamos fotos, usamos contas bancárias, resolvemos problemas dos mais diversos, sem sair do lugar. Queremos uma fé assim, segundo o nosso interesse, que nos mime, que satisfaça imediatamente, que seja virtual, não nos constranja.

O que conseguimos, uma crença falível, frágil, que não suporta a dor ou a tempestade, às vezes temos que nos perguntar, quantos são de verdade cristãos. Se entendermos que cristianismo tem a haver com frutos, com evangelismo, com presença em cultos, ebd, cultos de oração, etc. A bíblia diz: MATEUS 7.17-20. Crentes mimados podem ser sinônimo de Não Crentes.


Crentes Heróis/Resilientes


Resiliência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Exemplo: um elástico ou uma vara de salto em altura, que verga-se até um certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma original dissipando a energia acumulada e lançando o atleta para o alto.

Empregando essa palavra para o contexto evangélico, podemos aplicá-la à forma como enfrentamos os desafios da vida - as lutas, perseguições e tribulações que enfrentamos.

Um dos segredos, ou exigência, para vivenciarmos uma vida vitoriosa, que não se deixa abater, uma vida cristã resiliente é sermos de fato filhos de Deus, transformados, renascidos, que frutifiquem.

Crentes heróis, resilientes tem o olhar em outra direção, olham pra o Rei a quem servem. Vivem de valores, honra, virtude, dignidade, verdade, são verdadeiras contradições ao mundo ao seu redor.

· O FUNDAMENTO DA RESILIÊNCIA na vida cristã é a FÉ.(conquistaram reinos, prática da justiça, etc) È A ARTE DE TRANSFORMAR TODA ENERGIA DE UM PROBLEMA EM UMA SOLUÇÃO CRIATIVA” GRAPEIA/2004

· Tiraram força da fraqueza É a atitude e a postura das pessoas em resistirem às pressões e às crises, superando as dificuldades, as adversidades e os problemas. Gideão exausto, ainda achou forças para lutar. A mulher do fluxo de sangue venceu os obstáculos e tocou em Jesus. O cego Bartimeu clamou bem alto. Percepção do sobrenatural

· Percepção da vida além da vida

· Enfrentaram perseguição e provação O ser humano resiliente desenvolve a capacidade de recuperar – se e moldar – se novamente a cada obstáculo e a cada desafio.

· O mundo não era digno deles.


CONCLUSÃO


Neste mundo globalizado um grande diferencial representa a pessoa resiliente, pois o mercado procura profissionais que saibam trabalhar com altos níveis de cobrança. Esses profissionais recuperam-se e se moldam a cada “deformação” (obstáculo) situacional

Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário: