Jonas era um homem de Deus que viveu muito tempo atrás.
Deus escolheu Jonas e mandou que ele fosse até uma cidade chamada Nínive, para orar pelas pessoas, pois estas pessoas estavam fazendo coisas erradas que não agradavam a Deus. Faziam tudo errado e isso aborrecia ao Senhor.
- Meu amado filho Jonas, vá até a cidade de Nínive, converse com as pessoas de lá e diga a elas que eu não estou contente com o que elas estão fazendo. Não estão obedecendo a Deus e eu estou zangado. Vá lá, ore para que essas pessoas possam voltar a obedecer ao seu Deus.
Jonas ficou com uma preguiça imensa e resolveu desobedecer a Deus. Em vez de ir à cidade de Nínive, pegou um barco e foi para outra cidade chamada Társis. Mas o que é isso criançada? Deus pediu para Jonas ir para uma cidade ele foi para outra? Isso é desobedecer ao Pai. Deus pediu para ele fazer uma coisa e ele fez outra.
Ahaá bambambam! Jonas se meteu numa encrenca com Deus! E sabe o que ele fez? Procurou fugir da presença de Deus. Ele então comprou uma passagem de navio e foi para a cidade de Társis. Lembre que Deus havia dito para ele ir para a cidade de Nínive e não para Társis. Que confusão Jonas arrumou para si. Porque desobedecer ao Senhor?
Então, sabe o que aconteceu por causa desta desobediência? O barco em que Jonas viajava sofreu uma tempestade no mar muito violenta; chuva forte e vento também muito forte; tão fortes que o navio estava a ponto de despedaçar, tal era a fúria das ondas sobre aquela embarcação.
Os marinheiros começaram a ficar com medo e a orar cada um ao seu próprio deus.
Enquanto isso, Jonas dormia sossegado no porão do navio. O capitão, ao chegar onde ele estava disse muito bravo:
- O que você faz aí dormindo? Levante-se e invoque o seu Deus!
Ao descobrirem que o que estava acontecendo era por causa da desobediência de Jonas ao seu Deus, jogaram ele na água e com isso a tempestade passou rapidinho.
Sabe o que aconteceu? Jonas foi engolido por um enorme peixe e passou três dias e três noites dentro da barriga daquele peixão.
Então Jonas reconheceu que estava errado. Ele se arrependeu do seu erro e de dentro da barriga do grande peixe orou pedindo a Deus que o tirasse dali.
Agradeceu a Deus por não ter morrido afogado e por estar vivo e protegido dentro da barriga daquele peixe grandão. Ali não era lugar pra se viver! Era melhor ter obedecido logo a Deus. Então o Senhor Deus ouviu a oração de Jonas, ouviu seu arrependimento e fez o peixe nadar até a terra e vomitar Jonas.
Sabe o que Jonas fez? Foi para a cidade de Nínive e obedeceu a Deus.
- Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída. Os moradores começaram a acreditar em Deus. O rei ouviu o que Jonas havia dito e mandou dizer ao povo:
- Todos devem se arrepender e deixar todo mal de lado. Quem sabe assim Deus volte atrás em sua decisão.
Jonas, vendo o povo se arrepender de seus pecados, ficou muito chateado. Ele sabia que Deus,era muito bom e misericordioso, perdoaria aquele povo arrependido. Jonas ficou chateado porque pensou que havia feito papel de bobo. Ele saiu da cidade, fez uma cabana e sentou-se embaixo dela, à sombra para ver o que aconteceria. Como nada aconteceu com a cidade, ficou tão aborrecido que quis morrer.
Deus fez nascer uma mamona para curar o mau humor de Jonas. Ela subiu por cima dele, fazendo sombra sobre a sua cabeça. Jonas ficou muito contente com aquela sombra.
Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte, que roeu a raiz da mamona e ela secou. Jonas quis morrer de tristeza, por causa da mamona. Deus mandou um sol tão forte que feriu a cabeça de Jonas, fazendo ele desmaiar. Então Deus disse a Jonas:
- Jonas, você teve compaixão de um pé de mamona, pelo qual não trabalhou e nem fez crescer, que numa noite nasceu e em outra morreu. E eu vou ter compaixão das pessoas de Nínive?
Nenhum comentário:
Postar um comentário