1 João 4
As pessoas ficam e ficavam impressionadas com as manifestações sobrenaturais, mas não podemos tratá-las como se fossem todas divinas. João quer nos preparar para avaliá-las.
Avaliando o conteúdo do ensino
Temos o Espírito de Deus, mas há outros espíritos ativos no mundo. O cristão não deve ser ingênuo, achando que tudo é verdadeiro e bom. Por isso João nos quer testando, provando.
O Espírito Santo sempre honra a Jesus. Ele confessa que o homem Jesus é o Messias, vindo em carne. Quem não confessa isto não é de Deus, revela a operação do espírito do Anti-Cristo.
Os nascidos de Deus, são movidos por Ele e por sua Palavra; os que permanecem mortos em seus pecados têm sua pessoa dominada pelo espírito do Maligno. Algumas vezes, inclusive sofrendo em seus próprios corpos com a invasão de demônios.
Avaliando o caráter dos ouvintes
Há uma vitória aqui, como resultado de um teste e descobriram a falsidade e a mentira. Temos o Espírito Santo e o que está no mundo é inferior. Por isso a Palavra de Deus tem valor, porque o Espírito que conhece a Deus a interpreta e aplica em nosso coração.
Avaliando os cristãos pelo teste do amor
Deus se revelou como amor que se sacrifica e continua a amar-nos e a amar através de nós.Todo o que ama tem laços profundos com Ele. Toda a sua atividade é amorosa. Quem não ama não conhece a Deus! Ele nos amou quando não havia nada em nós que pudesse despertar amor. O nosso amor é resposta, reflexo do Dele. Este amor desperta um compromisso em nós, temos que viver tal amor em relação ao irmão. Amar do mesmo jeito. Ninguém jamais viu a Deus, mas quem ama possibilita que o amor de Deus seja visto em nosso amor.
Avaliando a presença de DEUS em nós
A divindade de Jesus, o amor de Deus por nós e o nosso amor por Ele e ao próximo não podem ser separados. Quem entende isto, vive isto.
- Deus está em nós quando confessamos a divindade de Jesus.
- Deus está em nós quando pelo Espírito somos capacitados a amar. Naturalmente não amamos , mas somos egoístas e cegos.
O único modo de crer e de amar é permanecendo num relacionamento íntimo com Deus. Se alguém esfria na fé, no amor aos irmãos, ao próximo, a família, a si mesmo, certamente começou esfriando em seu relacionamento com Deus.
Conclusão: PERFEITO AMOR
O amor nos leva a ousadia, a confiança de sermos ouvidos nas nossas orações, de sabermos como Deus nos trata. Não há espaço para o medo, não há uma espada de castigo sobre a nossa cabeça. Somos filhos Dele. O que sentimos por Ele é amor, e consequentemente sentimos o mesmo pelos irmãos. Que são a expressão viva e visível do Pai, são filhos do Pai. Amor por inteiro pelo Pai e pelos filhos do Pai.
Bibliografia
- I, II e III João, introdução e comentário. John R. W. Stott – Mundo Cristão e Vida Nova
- BÍBLIAS: Bíblia de estudo NTLH – Sociedade Bíblica do Brasil; Bíblia de estudo NVI; Novo Testamento King James
Nenhum comentário:
Postar um comentário